O que é Catarata Senil?

O que é catarata? A córnea e o cristalino são lentes que focam a imagem na retina. A catarata decorre da perda de transparência do cristalino, dificultando a chegada de luz à retina, onde se forma a imagem.

Quais os sintomas mais comuns desta doença?

• O comprometimento da visão geralmente é lento e progressivo.
• Visão embaçada / perda da nitidez das imagens.
• O grau dos óculos muda com freqüência.
• Sensibilidade à luz.
• Visão de halos ou raios ao redor de focos luminosos.
• Visão dupla em um dos olhos.
• As cores tornam-se amareladas.
• Maior necessidade de luz para leitura.

Quais as principais causas de catarata?

• Congênitas quando as mães contraem doenças como a rubéola ou toxoplasmose na gestação.
• Senis associadas ao processo de envelhecimento do cristalino. Ainda que seja mais comum após os 60 anos, ela pode ocorrer em pessoas mais jovens.
• Adquiridas após trauma ocular ou processos inflamatórios intra-oculares.
• Algumas doenças sistêmicas como o diabetes, uso freqüente de drogas como corticoides e o excesso de exposição aos raios ultra violeta.

É possível tratar a catarata com dieta ou óculos?

Não existem dietas ou óculos que curem a doença. Como durante a evolução da doença o valor dióptrico do cristalino pode mudar, recomenda-se atualizar o grau dos óculos periodicamente.

Quando devemos optar pela cirurgia de catarata?

Atualmente já não é mais necessário esperar até que a “catarata fique madura” para operar.Os avanços tecnológicos como o implante de lentes intra-oculares dobráveis e técnicas de facoemulsificação com pequenas incisões, tornaram a cirurgia de catarata um dos procedimentos mais bem sucedidos da medicina. Recomendamos a cirurgia quando o paciente encontrar dificuldades para realizar atividades cotidianas (como dirigir, atravessar ruas ou cozinhar) e esta necessidade visual é variável com a atividade exercida pelo paciente.