Uso de celulares e tablets pode afetar a visão?
Esse é um tema que se discute muito, mas ainda é controverso. O uso prolongado das novas tecnologias pode causar incômodo e cansaço visual, mas aparentemente não dano físico ao sistema visual. Entretanto, quando se observa objetos próximos, usa-se a acomodação (ação do cristalino para focalizar de perto) e existem evidências em trabalhos animais de que crianças em desenvolvimento visual podem evoluir com tendência a erros refrativos.
Novas tecnologias podem levar ao desenvolvimento de grau para óculos?
Trata-se de assunto também controverso. Inúmeros trabalhos mostram que as crianças de cidades grandes apresentam maior porcentagem de miopia que crianças de cidades do interior. Será o uso indiscriminado de tablets e celulares? Ou será a falta de sol? Hoje a criança tem nestes aparelhos formas de comunicação e laser e pouco saem às ruas para brincar.
Deve-se proibir o uso de tablets e celulares?
Recomendamos o bom senso para modular o uso destes aparelhos, intercalando com atividades ao ar livre. Contudo, é importante não demonizar esses estímulos tecnológicos, considerando que são interessantes para o desenvolvimento pessoal e intelectual das crianças.
Tempo prolongado no computador ou videogame pode levar a ardor ocular?
Sim, pois durante essas atividades há uma diminuição involuntária da frequência do piscar. O piscar é fundamental para a lubrificação da superfície ocular. Durante a leitura prolongada ou olhos concentrados na tela dos videogames, a lubrificação da córnea e da conjuntiva pode ser insuficiente, levando a desconforto visual, ardor e lacrimejamento. Para evitar esses sintomas é importante fazer pausas durante essas atividades e também lembrar de piscar voluntariamente. Particularmente em locais com ar condicionado, o quadro de desconforto se acentua pela baixa umidade do ambiente.