O que é laser e como ele funciona?

A utilizaçào do laser em oftalmologia foi um dos mais importantes avanços tecnologicos desta última decada. O termo LASER é a abreviatura de “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation”.

Nos lasers mais comumente utilizados,uma corrente elétrica atravessa um tubo contendo varios tipos de gases ( argonio, kriptonio ) ou um material sólido (neodimio-YAG )produzindo energia .Um feixe de luz é emitido e quando focado por um microscopio, produz coagulação,corte ou dissolve certos tecidos do olho. Varios tipos de laser oftalmológicos são utilizados para tratar diferentes tipos de doenças oculares.

Os lasers se tornaram importantes no tratamento de patologias oftalmológicas por varias razões. Os microscopios com sofisticados sistemas de focalização permitem ao oftalmologista cauterizar vasos e cortar certos tecidos do olho com precisão. O tratamento não é doloroso, realizado ambulatorialmente e sem risco de infeção significativo. A precisão, segurança e custos reduzidos permitem que maior número de pessoas possam ser tratadas para um número cada vez maior de patologias.

Doenças da retina

Rasgos de Retina que podem levar a descolamento de retina,são tratados com laser de argônio. Os sintomas mais frequentes dos rasgos retinianos, são os flashs luminosos e as moscas volantes. A acuidade visual pode ou não estar comprometida. Nem todos os rasgos retinianos podem ser tratados com laser.Se o descolamento de retina já aconteceu, a conduta deve ser cirúrgica, podendo ou não se associar o endolaser.

Retinopatia Diabética é a maior causa de cegueira. A visão pode não estar comprometida no inicio da doença e somente um exame periódico permite a detecção e tratamento da doença em fase ideal. Muitas vezes fotos com contraste (angiofluoresceinografia) são necessárias para determinar as áreas,que receberão as aplicações de laser. Nesta doença além do laser pode ser usado drogas antiangiogenicas

Oclusão de Veia Central da Retina é mais comum em pessoas idosas, com hipertensão arterial, doenças hematológicas, diabetes e glaucoma. A perda súbita de visão é o principal sintoma. O laser poderá melhorar a visão, porém não se deve esperar que volte ão normal. Nas formas isquêmicas é utilizado para prevenir o glaucoma neovascular e a perda do olho. Nesta doença além do laser pode ser usado drogas antiangiogenicas

Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI) compromete a visão central e de leitura, mas não leva a cegueira total.
A angiofluoresceinografia irá determinar a presença e o local dos vasos anormais, que estão causando os transtornos na área central da visão. O laser é utilizado para cauterizar estes vasos,mas as cicatrizes na região nobre de visão trará uma perda de visão final mesmo quando se usa laser especiais como o laser de argonio verde. Nesta doença o laser é usado em lesões fora da área macular. Quando existe o comprometimento macular deve ser usado drogas antiangiogenicas.
Há outras doenças retinianas como a coroidopatia serosa central, a doença de Eales e alguns tumores que podem ser tratadas com sucesso com os lasers.

Em casos não tratados, o nervo óptico é destruido pela alta pressão ocular. Felizmente seu oftalmologista pode detectar e tratar a pressão ocular elevada, evitando o dano ao nervo óptico com colirios, laser e cirurgias.

Glaucoma de Ângulo Aberto é o mais comum e seu diagnóstico precoce só é possivel quando seu oftalmologista mede a pressão ocular, pois nas fases iniciais não apresenta sintomas. Se o uso de colirios não controlar a pressão ocular, a cirurgia com laser pode ser usada antes dos procedimentos fistulizantes.

Glaucoma de Ângulo Fechado geralmente é acompanhado por dor, olho vermelho, visão embaçada, visão de halos luminosos, náuseas e vômito. O laser é usado para criar um pequeno orifício na iris restabelecendo a circulação dos fluidos do olho, eliminando a pressão ocular.

APÓS A CIRURGIA DE CATARATA a capsula do cristalino que é utilizada para sustentar a lente intraocular pode se opacificar e prejudicar a visão. O YAG laser é utilizado para cortar esta menbrana opaca. O laser não é utilizado para remover catarata, mas pode ser utilizado após a cirurgia de catarata, abrindo um buraco na membrana que sustenta a lente intraocular.

ENDOLASER é utilizado, introduzindo-se uma pequena sonda dentro do olho durante as cirurgias de retina e vítreo, permitindo ao oftalmologista cauterizar vasos e criar pontos de aderência na retina descolada.

O EXIMER LASER é uma área excitante da cirurgia refrativa. Com o laser, cortes precisos são feitos na córnea, permitindo a correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia na maior parte dos casos.

img01

Cirurgias

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur
Saiba mais

img01

Doenças oculares

Algumas das doenças mais comuns que, atingem o nossos olhos.
Saiba mais

img01

EXAMES

Centro de Diagnósticos Completo
Saiba mais

Todos os direitos reservados Clínicas de Olhos Planalto 2016
Desenvolvimento Homebrasil - Criação Agência Hauze