O que é?
Ambliopia é a diminuição da visão em um ou ambos os olhos causada por falta de estimulação visual adequada durante a infância. Em geral, não há nenhuma alteração evidente no olho comprometido, mas há diminuição da visão por um problema nas vias que conectam os olhos ao cérebro. Esse problema pode ser causado por qualquer obstáculo ao desenvolvimento visual normal da criança.
É comum?
Sim, ambliopia é a causa mais comum de perda visual tanto em crianças, como em adultos jovens. Por isso, temos que detectá-la e tratá-la o mais rápido possível.
O que causa a ambliopia?
Ambliopia pode ser causada por estrabismo (olhos desviados), diferença de grau entre os olhos, graus altos nos dois olhos ou alguma doença ocular que impeça o desenvolvimento normal da visão.
Óculos ajudam?
Sim, quando o exame detecta que a criança apresenta grau, o uso dos óculos terá papel importante no tratamento. Na maioria dos casos, entretanto, tratamento complementar além dos óculos será necessário.
Para que serve o tampão?
A criança que tem ambliopia usa o olho bom e deixa de lado o outro olho, ou seja, um dos olhos não é estimulado e assim não aprende a enxergar. A oclusão do olho bom usando o tampão estimula o desenvolvimento visual do olho preguiçoso e assim melhora a visão. O tratamento com tampão funciona muito bem na maioria das crianças se for iniciado precocemente.
Colírio é usado para tratar ambliopia?
Em alguns casos, como alternativa ao tampão, é usado um colírio que borra a visão no olho bom para estimular a visão do olho preguiçoso. O oftalmopediatra avaliará qual o melhor tratamento baseado no exame da criança.
Cirurgia corrige a ambliopia?
Não há cirurgia para ambliopia. Cirurgia é realizada para alinhar os olhos ou para tratar doenças associadas à ambliopia.
Como saber se a criança tem ambliopia?
Algumas crianças podem manifestar sinais que despertam a atenção dos pais, como desviar os olhos ou colocar os objetos muito próximos para ver melhor. Por outro lado, algumas crianças que apresentam ambliopia não chamam a atenção dos pais ou do pediatra pois têm os olhos alinhados e aparentam enxergar bem. Isso acontece principalmente nos casos em que só um dos olhos precisa de grau, e a criança manifesta comportamento visual normal às custas do olho bom. O exame ocular é importante para que casos de ambliopia não passem despercebidos durante o desenvolvimento visual infantil.
Adaptado de:
Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica www.sbop.com.br
American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus: www.aapos.org